Text size

maio 2015Diz-me Quem Sou

Julia Navarro

Autor: Julia Navarro (Madrid, 1953) é jornalista e trabalhou ao longo da sua carreira na imprensa escrita, na rádio e na televisão. Autora das obras de atualidade política, Nosotros, la transición; Entre Felipe y Aznar; La izquierda que viene e Señora presidenta, obteve um enorme sucesso com o seu primeiro romance, A Irmandade do Santo Sudário (Gótica, 2004), e alcançou os primeiros lugares de vendas um pouco por todo o mundo. Com o seu segundo romance, A Bíblia de Barro (Gótica, 2005), confirmou o seu êxito junto do público e da crítica. Estes dois títulos venderam até à data mais de dois milhões de exemplares em todo o mundo, e foram publicados em mais de vinte e cinco países, entre eles, Itália, Alemanha, Portugal, Rússia, Coreia, Japão, China, Reino Unido e Estados Unidos. 

Os seus romances mereceram os mais conceituados galardões: Premio Qué Leer para o melhor romance espanhol de 2004, VIII Premio dos Lectores de Crisol, Premio Ciudad de Cartagena 2004, Premio Pluma de Plata de la Feria del Libro de Bilbao 2005, Premio Protagonistas de Literatura e Premio Más Que Música de los Libros 2006. Os direitos de adaptação cinematográfica de A Irmandade do Santo Sudário já foram vendidos e, neste momento, a sua adaptação ao cinema encontra-se em fase de produção.

Resumo: Uma apaixonante aventura protagonizada por personagens inesquecíveis, cujas vidas constroem um magnífico retrato da história do século XX. Desde os anos da Segunda República espanhola até à queda do Muro de Berlim, passando pela Segunda grande Guerra e pela Guerra Fria, o novo romance de Julia Navarro transborda de intriga, política, espionagem, amor e traição.

A história centra-se em Amélia Garayoa, personagem que se alicerça nitidamente na lendária Mata-Hari. O livro inicia-se no presente com o jornalista Guillermo Albi, que se encontra desempregado e sem expetativas algumas a ser incumbido pela sua tia de investigar a vida da sua misteriosa bisavó.
Guillermo viaja por meio mundo em busca do rasto de Amélia e, com esse trajeto, vai-nos desvendando a fascinante vida de uma mulher com uma personalidade forte, de uma imensa coragem cuja fidelidade e desejo de expiação a fez estar presente e tomar parte na Guerra Civil de Espanha, na 2ª Guerra Mundial e na Guerra Fria. Em simultâneo, Navarro vai também delineando o surgimento dos regimes totalitaristas que se seguiram à Guerra Civil espanhola e o quanto perigosos foram e podiam ter sido se tivessem vingado.

EDITORA: Bertrand Editora

Sugestão: Manuela Silva

 

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email: direccao@aeseia.org