Text size

lmn2017“Um mais um – a fórmula da felicidade”

 Jojo Moyes

Autor: Pauline Sara Jo Moyes, mais conhecida como Jojo Moyes, nasceu em 1969, em Inglaterra, e é hoje uma das poucas escritoras do mundo a ter conseguido colocar, em simultâneo, três livros na lista dos mais vendidos do The New York Times.

Jojo estudou Jornalismo e foi, durante dez anos, correspondente do jornal The Independent. Em 2002, publica o seu primeiro romance, Retrato de Família e, para alegria dos fãs, resolve dedicar-se à escrita a tempo inteiro.

Atualmente é autora de mais de dez livros, dos quais destacamos Viver Depois de Ti, A última carta de Amor e Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade (lançado em 2017).

Nas páginas dos livros de Jojo Moyes desfilam personagens que muitos apelidam de outsiders, isto é, personagens que não encaixam propriamente na sociedade. Sobre esta escolha, a escritora explica: “Fascina-me a tensão que advém do facto de as pessoas não encaixarem no seu ambiente. Acho que a maior parte de nós irá passar uma parte das suas vidas a sentir-se dessa forma.”

É com o romance Viver Depois de Ti que Jojo Moyes alcança os tops de vendas nos 44 países onde o livro está publicado. Quem nunca ouviu falar na história da jovem Louisa Clark e de Will Traynor, que, depois de um acidente, vive preso a uma cadeira de rodas? Viver depois de ti é uma obra que “consegue tratar um tema tabu para a sociedade de uma forma quase mágica.”

Atualmente, a escritora mora em Essex com o marido, o jornalista Charles Arthur, os três filhos e os seus animais de estimação, um cão de montanha dos Pirenéus, que pesa 55 quilos, e um pequeno border terrier.

Resumo: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.

Fazendo limpezas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub, à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno génio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos numa escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. A sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?

Enquanto isso, um dos clientes de limpeza de Jess, o génio de computadores Ed Nicholls, decide refugiar-se na sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo a sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas, quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte, agradecido, mas, principalmente, para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma boleia a Jess, aos filhos e ao enorme cão da família até à cidade onde decorrerá o torneio.

EDITORA: Porto Editora

Sugestão: Manuela Silva

 

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.