Text size

 20130201D. Maria II- Tudo por um Reino

Isabel Stilwell

AUTOR: Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Diretora do jornal Destak, foi diretora, igualmente, da revista Notícias Magazine, tem um longo percurso na imprensa escrita e sempre se confessou apaixonada por romances históricos.

Depois do enorme sucesso do seu primeiro romance, Filipa de Lencastre, A Rainha que mudou Portugal, a autora apresentou um interessante romance sobre a vida de uma rainha portuguesa em Inglaterra: Catarina de Bragança. Seguiu-se D. Amélia e recentemente D. Maria II- Tudo por um Reino.

É também co-autora, junto com os seus filhos, de livros destinados a crianças ou adolescentes, como por exemplo: Histórias para Contar em 1 minuto e ½, 245,57 € de Telefone, É Meia Noite, Chove e Ela Não Está em Casa? e Quer um Filho Melhor por este Preço?

RESUMO: A primogénita dos primeiros Imperadores do Brasil, Maria da Glória, torna-se rainha de Portugal com apenas 7 anos. Um país do outro lado do oceano que nunca havia pisado.

A sua infância foi vivida entre o calor e os papagaios coloridos que admirava na companhia dos seus irmãos e da sua adorada mãe, D. Leopoldina de Áustria. A ensombrar esta felicidade apenas Domitília, a amante do seu pai, D. Pedro I do Brasil e D. Pedro IV de Portugal. Em 1828, parte rumo a Viena para ser educada na corte dos avós. Para trás deixa a mãe sepultada, os seus adorados irmãos e a marquesa de Aguiar, sua amiga e protetora. Traída pelo seu tio D. Miguel, que se declara rei de Portugal, e a quem estava prometida em casamento, D. Maria acaba por desembarcar em Londres onde conhece Vitória, a herdeira da coroa de Inglaterra, a quem ficará para sempre ligada por uma estreita relação de amizade. Aos 15 anos, finda a guerra civil, D. Maria pisa pela primeira vez o solo do seu país. Esperava ser uma boa rainha para aquela gente que a acolhia em festa e também uma mulher feliz. Fracassada a sua união com o tio, agora exilado, casa-se com Augusto de Beauharnais, que um ano depois morre de difteria.

Mas D. Maria encontra a sua felicidade junto de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, pai dos seus onze filhos e que mandou construir o Palácio da Pena, em Sintra. O seu reinado foi difícil e conturbado, mas ficou conhecida como “ A Educadora”, da sua família e do seu Reino.

EDITORA: A Esfera dos Livros

Sugestão: Cândida Pombo

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.