Text size

 outubro 2013A Sombra da Sereia

Camilla Läckberg

AUTOR: Nascida em 1974, Camilla Läckberg licenciou-se na Universidade de Economia de Gotemburgo antes de se mudar para Estocolmo, onde foi economista durante alguns anos. Contudo, um curso sobre escrita criativa de livros policiais despoletou uma mudança drástica de carreira. Foi considerada a escritora sueca do ano em 2004 e 2005, e os seus quatro primeiros livros atingiram o primeiro lugar no top de vendas da Suécia. Atualmente, a autora vive com os dois filhos em Estocolmo.

RESUMO: Um homem desaparece misteriosamente em Fjällbacka e, apesar de todos os esforços de Patrik Hedstrom e dos seus colegas da Polícia, ninguém sabe se está vivo ou morto. Meses mais tarde, é encontrado no gelo com sinais de ter sido assassinado. O caso complica-se quando Christian Thydell, um amigo da vítima, começa a receber ameaças anónimas. Christian, cujo primeiro romance, A Sereia, acaba de ser publicado com grande sucesso, não aguenta a pressão e mostra as cartas anónimas a Erica Falk, que o tinha ajudado a rever o manuscrito. Erica entrega-as ao marido. Suspeitava há muito da existência de uma sombra ameaçadora na vida de Christian e está preocupada com o que possa vir a acontecer-lhe. Alguém tem um profundo ódio por ele, alguém aparentemente perturbado e instável que não hesitará em concretizar as suas ameaças.

Apesar de estar no final de uma gravidez de gémeos, Erica procura encontrar respostas para as suas inquietações e essas respostas remetem para o passado e para uma história terrível. O enredo da história em questão é habilmente construído numa fórmula que Lackberg tanto usa: uma viagem ao passado que ilustra uma vivência por norma sofrida para fazer o contraponto com a ação presente. Neste caso, a autora ilustra a infância de uma criança órfã, caracterizada por relações negligentes tanto por parte da mãe biológica, como posteriormente pelos pais adotivos. A impaciência em conhecer a identidade desta criança bem como o desfecho da sua história é tal que o livro lê-se de um folego. Ficasse arrebatada não só pela história desta personagem mas também pela história das demais da ação no presente: quatro casais com os seus dilemas - o alcoolismo, o adultério ou doença de um conjugue. Erica Faulk, apesar de, como a própria diz "estar enorme", volta a ter um papel ativo na investigação, embora o faça por conta própria, complementando o trabalho policial do marido e da equipa. Afinal de contas é amiga de Christian Thydell. Qualquer entusiasta da leitura irá certamente gostar desta personagem que acaba de escrever um livro, A Sereia.

Um estreante nestas lides que sendo um bibliotecário, é tão amante de livros quanto eu! E dado que a autora não se coíbe em pormenores da vida pessoal das personagens, conseguimos aperceber-nos um pouco do receio aos críticos literários, ao baixo número de vendas ou ao impacto das apresentações dos livros como estratégia de marketing. Depois de uma leitura algo sôfrega, um desfecho brilhante, arrebatador e chocante. Sem dúvida, nota máxima para A Sombra da Sereia!

EDITORA: Dom Quixote

Sugestão: Manuela Silva

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.