Text size


abril 2014RETRATO A SÉPIA

Isabel Allende

Autor: Isabel Allende nasceu em 1942 no Peru. Viveu no Chile entre 1945 e 1975, com largos períodos de residência noutros locais, nomeadamente na Venezuela até 1988. Desde então reside nos Estados Unidos da América, Califórnia.

Em 1982, o seu primeiro romance, A casa dos espíritos, converteu-se num dos títulos míticos da literatura latino-americana, e adaptado ao cinema, tornou-se um êxito de bilheteira.

Seguiram-se muitos outros, todos êxitos internacionais. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Foi galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile.

Resumo: Retrato a sépia é um romance histórico, cuja ação decorre no Chile, em finais de século XIX. Trata-se de uma saga familiar, onde reencontramos algumas das personagens de A casa dos espíritos e Filha da fortuna, romances, que se constituíram como pilares na construção da vastíssima obra de Isabel Allende.

A personagem principal, Aurora del Valle, sofre um trauma brutal que determina o seu carácter e apaga da sua mente os primeiros cinco anos de vida. Criada pela sua ambiciosa avó, Paulina del Valle, Aurora cresce num ambiente privilegiado, livre das limitações que oprimem as mulheres da sua época, mas atormentada por pesadelos horríveis. Quando se vê na iminência de enfrentar a traição do homem que ama, bem como a solidão, Aurora decide explorar o seu passado, envolto em mistérios.

Em o Retrato a sépia, Isabel Allende eleva a narrativa ao auge da perfeição literária e, simultaneamente, confere-lhe uma dimensão humana extraordinária.

EDITORA: Porto Editora

Sugestão: Cândida Pombo

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.