20201012 hispanidadHoje, dia 12 de outubro, Espanha assinala a sua festa nacional, conhecida como Día de la Hispanidad, festividade que, de uma maneira ou outra, também é assinalada noutros países de língua oficial espanhola. É um dia para celebrar a língua, a cultura e a história de Espanha e dos demais países da hispanidade.

Esta festividade, nem sempre consensual e designada noutros países por diferentes nomes (Día de la Raza, Día del Encuentro de Dos Mundos, Día de la Resistencia Indígena, Día del Respeto a la Diversidad Cultural, etc.), está relacionada coma descoberta do continente americano.

Foi a 12 de outubro de 1492 que Cristóvão Colombo, ao serviço dos reis Católicos, chegou à ilha de Guanahani (Bahamas) e, embora ainda não o soubesse, foi o primeiro momento de um feito que mudaria o mundo ao unir a Europa e o continente americano.

Na Biblioteca da Escola Secundária de Seia encontra-se um painel informativo, com curiosidades sobre os países hispano-americanos, baseado no trabalho realizado pelos alunos do 11º ano de Espanhol e dos alunos do 11ºI, de Comunicar em Espanhol.

Também com base nesse mesmo trabalho de pesquisa, fica o desafio para testarem os vossos conhecimentos sobre a hispanidade!

https://quizizz.com/join?gc=05042928

https://learningapps.org/watch?v=p0do7pjz520

¡Feliz Día de la Hispanidad a todos!