dh

Comemoração da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Na comemoração do Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos a 10 de dezembro de 2020, foi realizada uma atividade que envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Moral e Religiosa Católica, Complemento à Educação Artística, Educação Visual do 3ºCiclo, Educação Visual e Educação Tecnológica 5ºC e 6ºC, TIC, História, a Biblioteca Escolar e o 1º e 2º ciclos nas Escolas Básicas Dr. Abranches Ferrão e Tourais-Paranhos. Deste modo, salientam-se os seguintes trabalhos: o 1º e 2º ciclos pintaram as diferentes palavras referentes aos Direitos Humanos que foram colocadas nas diferentes silhuetas. O 1º ciclo ainda elaborou em coordenação com a Biblioteca Escolar o estendal de roupas dos direitos humanos (Escola Básica Dr. Abranches Ferrão).

Por sua vez, as silhuetas foram elaboradas pelas turmas 7ºB, 8ºC e 5º C e 6ºC, com a orientação dos professores de Educação Visual. Na disciplina de História foi realçada a importância da elaboração da Carta Universal dos Direitos Humanos. Nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Complemento à Educação Artística foi realizada a campanha de solidariedade, em parceria com a Delegação da Cruz Vermelha de Seia, que consistiu na recolha de alimentos para apoiar as famílias mais carenciadas.

Na Escola Básica de Tourais – Paranhos, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, no Complemento à Educação Artística, na Educação Visual e Educação Tecnológica 5ºC e 6ºC foram elaboradas, em cartolina, as mãos com os diferentes direitos humanos, tendo sido apresentadas num formato de árvore de Natal: a Árvore dos Direitos Humanos.
Na disciplina de TIC, foi pedida a colaboração para a criação de QR Codes, com o objetivo de serem elaboradas fichas interativas sobre os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estas fichas foram realizadas por todas as turmas do 9º ano, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica e tiveram subjacente a apresentação interativa e criativa da Carta dos Direitos Humanos.

Deste modo, com os alunos do 3º ciclo, foi feito um percurso pedagógico através da exposição de QR Codes, nos corredores da Escola, de modo a possibilitar uma maior articulação entre o significado e sentido atual de cada direito, possibilitando, assim, uma maior interatividade com toda a comunidade educativa.