72 ANOS - 1948 /2020

inserirNo dia 10 de dezembro celebra-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, homenageando-se o empenho e a dedicação de todas as pessoas, que ao longo do tempo, têm defendido os direitos humanos, a erradicação de todos os tipos de discriminação e promovido a igualdade entre todos e todas.

A celebração desta data foi escolhida para assinalar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem que assume os direitos humanos básicos e que devem assistir a todas as pessoas.

Esta Declaração foi assinada por 58 Estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da Humanidade após a 2.ª Guerra Mundial, que vitimou milhões de pessoas. Esta data é também marcada pela entrega do Prémio Nobel da Paz.

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos.

Para relembrar a importância desta data, os alunos do 10.º E, nas disciplinas de História A e Cidadania e Desenvolvimento, elaboraram alguns trabalhos patentes no pavilhão C da Escola Secundária de Seia, junto à Biblioteca.