Escolas do Agrupamento

A História do Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Seia é uma unidade orgânica de ensino público, abrangendo uma população escolar desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade.
Foi criado por despacho do Secretário de Estado da Educação, datado de 05 de Julho de 2010 e resultou da agregação de três unidades de gestão: Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão, Agrupamento de Escolas de Tourais/Paranhos e Escola Secundária de Seia.
Com sede na Escola Secundária de Seia, o novo Agrupamento é constituído por 18 estabelecimentos de educação. Como Agrupamento vertical apresenta, sequencialmente, todos os níveis de ensino e uma oferta formativa diversificada.

 

Escola Secundária de Seia

colegio2A Escola Secundária de Seia funciona num edifício de construção recente, desde 1986/87, no bairro do Crestelo. Porém, tal como o referiu o Padre Dr. Quelhas Bigotte na sua Monografia da Cidade de Seia, a história desta instituição escolar remonta ao ano de 1937 com a criação do Colégio Dr. Simões Pereira.

O referido Colégio deveu-se à iniciativa e à acção de uma sociedade composta pelos Dr. Virgílio Calixto Pires, Dr. António Mendes Cabral e Adriano de Almeida Melo. Começou a funcionar em 1937 sob a direcção do Dr. Joaquim Félix, licenciado em Matemática, com instalação provisória na casa da Família Miranda, no Largo da Misericórdia, onde permaneceu até à construção do novo edifício privativo em 1940, na Avenida Montes Hermínios. Foi-lhe dado o nome do ilustre Senense, Dr. António Simões Pereira, médico distinto, brioso, competente e sacrificado e, por fim, mártir abnegado do seu dever profissional. Mais tarde veio a ser chamado de “ Externato Dr. Simões Pereira”.

Com o decurso do tempo, este edifício tornou-se insuficiente face ao número de alunos. Daí a necessidade da construção de um novo bloco escolar na década de 60 que veio suprir tais deficiências. A frequência que no início andava pelos 60/70 alunos, considerada importante para a época, cresceu para cerca de 500 alunos naquela década, isto não só devido ao crescimento escolar a nível nacional como ao progresso de Seia e das suas freguesias.

Com a criação de novos estabelecimentos de ensino nomeadamente o Ciclo Preparatório, a Escola Técnica e a Secção Liceal, o Externato Dr. Simões Pereira, que sob a dedicada e empenhada direcção da Drª. Ester Barata da Cunha e seu marido Dr. Nunes Pereira, tinha cumprido abnegadamente a sua missão, transformou-se em estabelecimento de Ensino Oficial cujas instalações viriam a ser adquiridas pelo Estado.

Em Julho de 1970 foi criada a Escola Técnica Industrial e Comercial para começar a funcionar em Outubro. No entanto, as pretensões para a criação de uma Escola Técnica remontam ao ano de 1924, ano em que o Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal, João Dias Júnior, remeteu às instâncias superiores por intermédio do ilustríssimo filho de Seia, Dr. Abranches Ferrão, então Ministro da Instrução, o pedido da criação de uma Escola Comercial e Industrial, a qual acabou por ser criada pelo Decreto Lei n.º 10 275 de 10 de Novembro de 1924. Todavia, o abandono da cadeira do poder pelo Dr. Abranches Ferrão fez com que a ideia não passasse das páginas do diário do governo.

A Escola Técnica Industrial e Comercial iniciou então a sua actividade em 1970 com o Curso Geral do Comércio, com o Curso de Formação Feminina e o Curso Electromecânico.

A Secção Liceal começou a funcionar em Outubro de 1972 fruto das pressões geradas por um grupo de Senenses junto das autoridades passando o Externato a Secção Liceal por Despacho do Ministro da Educação Nacional de 14 de Julho. Com a Portaria de 20 de Abril de 1974 operou-se a fusão da Escola Técnica e Comercial com a Secção Liceal.
panoramica historiaA criação da Escola Secundária é definitivamente realizada com o Decreto Lei N.º 260-B/75, de 26 de Maio, que institucionaliza o seu funcionamento embora já funcionasse como tal. Logo no início a sua população escolar rondou os mil alunos. Em 1980, à semelhança do que aconteceu no resto do país, com a aplicação do Despacho 198/80 foi criado o 12º ano.

O problema da exiguidade de espaços, face ao crescimento da frequência escolar, só foi ultrapassado com a construção da nova escola, nas actuais instalações cuja localização, aliás, foi objecto de alguma polémica.

panoramica historia

Durante vários anos foram ministrados na escola os ensinos Básico (3º ciclo) e Secundário. Porém, como resultado da aplicação da Lei de Bases do Sistema Educativo e da construção de outras escolas no concelho de Seia, deixaram de ser leccionados gradualmente os 7º , 8º e 9º anos do 3º ciclo diurno. O 9º ano foi leccionado pela última vez no ano de 1995/96 pelo que a escola passou a funcionar apenas com o ensino secundário. Contudo, o ensino recorrente nocturno continuou a ser leccionado quer ao nível do 3º ciclo do ensino básico quer ao nível do ensino secundário.

 

Escola Básica Dr. Abranches Ferrão

af1A Escola Dr. Abranches Ferrão entrou em funcionamento no ano de 1995, com o nome de Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Seia, nº 2. No ano de 1997, sua designação foi alterada para Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Abranches Ferrão, pelo Despacho nº 2084/1997.

Posteriormente, por despacho do Sr. Secretário de Estado da Administração Interna de 4 de Maio de 1999 foi constituído o Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão.

No ano de 1999 foi construído o Pavilhão Gimnodesportivo, o qual foi inaugurado em Janeiro de 2000.

Em Agosto de 2003, a área do Agrupamento foi alargada, passando a integrar novos estabelecimentos de ensino, Jardins de Infância e do 1º Ciclo de Ensino Básico.af2

No ano letivo de 2007/2008 com o encerramento de algumas escolas do 1º CEB, a Escola Básica Dr. Abranches Ferrão teve um alargamento da sua oferta, passando a ter 3 níveis de ensino, 1º, 2º e 3º ciclos. Nesse ano entrou em funcionamento a Unidade de Apoio Especializado a alunos com multideficiência e surdo-cegueira congénita.

Em resultado das políticas educativas, em agosto de 2010 o Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão foi extinto, passando a integrar o atual Agrupamento de Escolas de Seia, tendo esta Unidade Orgânica mantido a designação de Escola Básica Dr. Abranches Ferrão.

 

Escola Básica de Tourais Paranhos

escola tpA Escola Básica de Tourais-Paranhos, então designada por Escola C+S de Paranhos/Tourais (Seia) foi oficialmente criada a 16 de Setembro de 1989 pela Portaria nº 823/89., tendo aberto as suas portas em 1 de Setembro de 1991.

Está localizada no limite geográfico da União de Freguesias de Tourais e Lajes, servindo também as populações das Freguesias de Paranhos da Beira e Girabolhos.

Pelo disposto no Despacho nº 13313/2003, de 08 de Julho de 2003, publicado no Diário da República nº 55, II série, página nº 10186, tornou-se sede do Agrupamento de Tourais/Paranhos. Funcionou então como sede de Agrupamento até ao final do ano letivo de 2010.

A partir do ano letivo de 2010/2011 esta escola passou a pertencer ao Agrupamento de Escolas de Seia.

 

 


Imprimir