Text size

sevilhaTerceiro Encontro Multilateral Comenius em Mairena del Alcor, Sevilha

O Projeto Comenius do Agrupamento de Escolas de Seia, subordinado ao tema “Nutrição e Ambiente”- mudanças na alimentação ao longo dos tempos”, integrou o terceiro Encontro Multilateral em Mairena del Alcor, Sevilha, de 19 a 24 de outubro. Trata-se de um projeto multilateral, que reuniu os cinco parceiros Europeus em terras quentes da Andaluzia: Itália, França, (Região Autónoma de Guadalupe nas Caraíbas), Portugal, Alemanha e Espanha. De Portugal, estiveram presentes 21 alunos, a digníssima Diretora do Agrupamento de Escolas de Seia e quatro professoras.

Após as apresentações dos novos alunos e de uma refeição multicultural, os nossos alunos participaram nos workshops previstos, tendo sobressaído pelo seu entusiasmo e dinâmica, pela notável capacidade de socialização e ainda na determinação na prossecução dos objetivos delineados. Interagiram e conviveram de forma amigável e festiva com alunos e professores dos restantes países parceiros.

Os trabalhos em workshops multilaterais incidiram na análise dos gráficos resultantes da implementação de questionários, que revelam as características da alimentação dos nossos jovens, bem como consequências para a Saúde e Ambiente. O trabalho com o software Nutrisurvey, iniciado na Alemanha (Mosbach) foi aprofundado e nos outros workshops, os alunos realizaram trabalhos de banda desenhada e pequenos vídeos, alusivos à problemática e aos efeitos nefastos da globalização.

A música e o multiculturalismo acompanharam sempre os portugueses, que deles fizeram baluarte: as guitarras portuguesas fizeram-se ouvir na FNAC de Sevilha e uma das nossas alunas recebeu os Parabéns pelo seu aniversário, cantado em cinco línguas diferentes.

Para além dos trabalhos na Biblioteca e na Escola Instituto Maria Inmaculada de Mairena del Alcor, fomos recebidos na Câmara Municipal, visitámos o castelo local e outros monumentos de referência, assistimos a um espetáculo de Flamenco e, por último, visitámos Sevilha e Cádiz.

Sevilha recebeu-nos quente, assombrosa e soberba de toda a sua herança artística e arquitetónica, que fascinou os nossos alunos, mormente a Praça de Espanha, o Real Alcazar, a Catedral, a Torre da Giralda e a Torre do Ouro, entre outros monumentos. Em Cádiz, deslumbrou-nos o mítico Forte de São Sebastião na praia de La Caleta, a Catedral e o ambiente único e peculiar.

Para além das reuniões de caráter formal, reunimos informalmente à sombra das laranjeiras doces, que nos protegeram do sol implacável da Andaluzia. Assim se constrói a Europa e a cidadania Europeia, através do trabalho conjunto, da confraternização, do diálogo e da troca de vivências.

Entretanto, na sequência do Relatório de Progresso, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação remeteu ao nosso Agrupamento um parecer muitíssimo favorável acerca da concretização do projecto, onde se destaca “ uma excelente gestão financeira”, sublinhando a realização de 54 mobilidades, quando estavam previstas apenas 24.

Neste momento, estamos deveras empenhadas na preparação do quarto e último Encontro Multilateral, que terá lugar em Seia, no nosso Agrupamento de Escolas, de 15 a 20 de março de 2015, o qual encerrará este projeto. Os nossos parceiros estão muito expectantes em conhecer a nossa Terra e a nossa Serra.

A coordenadora do projecto Comenius,
Cândida Perpétua Carvalho Batista Pombo

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.