Text size

inicio

Encontro Multilateral Comenius “ Nutrição e Ambiente-2013-2015”, na Escola Secundária de Seia

O quarto e último encontro Multilateral Comenius “ Nutrição e Ambiente-2013-2015” teve lugar em Seia de 16 a 19 de Março, na Escola Secundária de Seia, na nossa Terra e na nossa Serra.

O Projeto exige ainda muito trabalho para ser concluído, até 31 de Julho, e para a coordenadora até 30 de Setembro. Porém, o desafio que constituía uma receção com este cariz plural foi ultrapassado, segundo todas as opiniões, com sucesso.

Chegam emails dos quatro países a agradecer a hospitalidade, a gastronomia, a simpatia, a logística, a cultura que foi dada a conhecer. Os nossos parceiros querem regressar com as famílias, para passar férias, para o lazer, para usufruir da paisagem. De Portugal conheciam o mar, as praias, mas o que parecia improvável aconteceu: deslumbraram-se com este pedaço de terra no interior do país, comprovando que as pessoas constroem as terras e o seu acolhimento. Em Seia, construiu-se um pouco da Europa, como se pretendia com o mote dado através do Hino à Alegria/ Hino da Europa, brilhantemente interpretado pelos nossos alunos no início dos trabalhos.

Neste encontro, entreteceram-se mais intimamente os laços que nos uniam, neste mosaico belíssimo de cinco países diferentes, cinco culturas, reunidos numa Europa que se vai construindo através de uma cidadania Europeia ativa e proativa. Alguns dos workshops, nos quais os nossos alunos trabalharam, tinham um carácter eminentemente multicultural: o vídeo do projeto, a canção do Projeto, as danças dos cinco países e a peça de teatro sobre os mesmos. Estes três últimos foram apresentados num jantar de despedida, também este com gastronomia multicultural, com festa, alegria, emoção e despedida. Sobretudo muita alegria.

Sublinhamos a recepção na Câmara Municipal de Seia, que excedeu todas as expetativas, pelo envolvimento e carinho que perpassou para todos, ultrapassando protocolos de circunstância e revelando a alegria genuína de receber alunos e professores dos países parceiros.

O almoço multicultural, composto de gastronomia dos cinco países, contou com os Parabéns cantados em 5 línguas a uma funcionária, facto que voltaria a repetir-se no jantar de despedida com um dos alunos. O multilinguismo sai reforçado, bem como as competências que lhe subjazem. A visita a Coimbra encantou os parceiros, pelo seu património e cultura, tendo encontrado muitas semelhanças entre a sua Universidade e a congénere de Heiderberg.

Torna-se impossível descrever estes quatro dias intensos; porém os nossos alunos voltaram a revelar todo o seu know-how, quer no acompanhamento e interação permanente com os seus colegas, disponibilidade e alegria. O trabalho foi muito profícuo, quer nos workshops dos alunos, quer nos dos Professores, tendo a equipa Comenius revelado uma grande coesão de trabalho conjunto.

Resta-nos um enorme agradecimento à Câmara Municipal de Seia, Museu do Pão, Associação de Artesãos, Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Seia, Supermercado Intermarché, Queijaria Correia e Barreiros e sobretudo aos assistentes operacionais da Escola Secundária, que foram inexcedíveis em toda a logística: D. Margarida Loureiro, D. Lurdes Cabral, D. Paula Perpétua, D. Fernanda Boto, D. Dulce Reis, D. Sónia Miranda, Sr. Eduardo Nunes, Sr. Fausto Almeida e Sr. Avelino Santos.

A todos o nosso enorme Bem-Haja!

A Coordenadora do projeto Comenius,

Cândida Perpétua Carvalho Batista Pombo

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.