Text size

IMG 3667

Peça de Teatro “As Pessoas de Fernando” 10ºK - 19 de maio de 2017

A peça de teatro apresentada foi “As Pessoas de Fernando”. A peça foi ensaiada durante o ano letivo, a direção e a encenação pelos docentes Victor Sousa e José Batista. A interpretação teve a cabo dos alunos da turma Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, 10ºK. A peça teve o seu início pelas 21h 45m e terminou pelas 22h 45m.

A sua poesia de ortónimo é uma tentativa de resposta a várias inquietações que o perturbam. A realidade por si percepcionada causa-lhe uma atitude de estranheza e, consequentemente, condu-lo a uma situação de negação face ao que as suas perceções lhes transmitem. Assim, Fernando Pessoa, recusa o mundo sensível, privilegiando o mundo inteligível. Esta inquietação dá origem a uma poesia que abrange várias tendências que vão desde a nostalgia de um bem perdido até ao intersecionismo impressionista. Depois temos a criação heteronímica que está perfeitamente ligada à doutrina de que “o poeta é um fingidor…”, tendendo para uma constante despersonalização e simulação, os heterónimos explodem no seu íntimo, vivendo-os a sós.

Foi esta pequena humanidade criada pelo poeta que foi posta em palco onde desfilaram quatro personagens diferentes: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e o próprio Fernando Pessoa, através das representações dos alunos do 10ºK, prevalecendo a alegoria do palco com personagens de drama interior, cada um diferente dos outros.

Durante os ensaios e a apresentação da peça teatral os alunos desenvolveram habilidades e capacidades de linguagem artística/teatral, produção e reinvenção de diversas situações e circunstâncias dadas. Cada aluno usufruiu do improviso teatral como forma de desenvolver a criatividade, imaginação e o fantástico.
.Foi uma apresentação em que existiu uma iniciação e por isso é importante que depois deste feito se pratique bastante e que se tenha muito gosto, afinal trata-se de uma arte, pois é partilhada pelo artista.

A apresentação da peça teatral estava integrada no plano de atividades da turma e como balanço final e depois de ouvidos os alunos, entendo que os objetivos inicialmente previstos foram perfeitamente atingidos. Durante estes meses os alunos foram participativos, empenhados, disciplinados, divertidos e sensíveis.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.