Text size

prof2

Esta exposição mostra como era a escola antigamente, onde o professor de antigamente só podia contar com o quadro negro e o giz como ferramentas de trabalho e com a obrigação de vencer o livro ...

O espaço da biblioteca transformou-se uma sala de aula "de outros tempos", onde não faltam o crucifixo, a coleção de pesos, os sólidos geométricos e a carta de Portugal, elementos personificadores do objetivo da educação do Estado Novo em que a máxima, "Deus, Pátria e Família" era levada com rigor e obediência.

Quem visita a exposição regressa aos tempos do Estado Novo, onde a escola serviu de ferramenta de instrução, visando a educação das crianças, futuros homens, mãos de trabalho da Nação Portuguesa e mulheres, futuras esposas e mães dedicadas, que conceberiam e educariam os futuros cidadãos na doutrina da moral cristã e do Estado.

Esta exposição é o resultado de uma recolha de material escolar antigo, levada a efeito pela equipa da biblioteca, em parceria com a organização do Rancho Folclórico de Paranhos, a quem, desde já, agradecemos.

Vários foram os que colaboram nesta exposição emprestando peças: a, D.ª Alzira Tavares, a D.ª Margarida Carvalho, o Prof. José Alberto, a Prof.ª Maria José Borges, o Prof. José Dias.

O nosso muito obrigado!

Visitem esta excelente exposição!

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.