Text size


Projeto Erasmus+ “Empower Students with Entrepreneurial Skills”: 5º intercâmbio internacional
- Liceul Tehnologic "Aurel Vlaicu", Cluj-Napoca –

1De 9 a 13 de outubro de 2017, cinco alunos e duas professoras, da Escola Secundária de Seia, deslocaram-se à cidade de Cluj-Napoca, capital da província histórica da Transilvânia, para participarem em atividades de intercâmbio, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Empower Students with Entrepreneurial Skills”, coordenado pela professora Manuela Silva.

No dia 9 de outubro, fomos, então, recebidos no Liceul Tehnologic “Aurel Vlaicu” por um casal de jovens com traje regional e com a oferta de bolo e sal, símbolos do amor e da prosperidade. Seguidamente, assistimos à cerimónia de abertura, presidida pela Diretora da escola e Coordenadora do projeto, Olimpia Mera, a quem agradecemos as simpáticas palavras de boas vindas. Para que todos nos sentíssemos elementos da escola, seguiu-se uma visita guiada às suas instalações, levando-nos a conhecer o espaço e o seu modo de funcionamento. Após esta visita guiada, cada país elaborou uma pequena apresentação sobre aspetos identificadores do seu país. Ainda durante a manhã, no workshop “Criação de uma empresa: tipo de empresas, etapas para a criação de uma pequena empresa, documentos necessários, o capital social mínimo e custos”, cada país apresentou um PPT acerca das condições do seu país, relativamente à criação de uma empresa. Depois do almoço, dirigimo-nos ao Gheorgheni Park para a realização de um conjunto de jogos ao ar livre com o objetivo de nos conhecermos melhor.

No segundo dia, os alunos e os professores, organizados em grupos internacionais, analisaram as condições de cada país para a criação de uma empresa e selecionaram o país onde era mais fácil e mais barato criar uma pequena empresa. Criaram, então, uma loja online, passando pela criação de um logo para a empresa e publicação de fotos de produtos locais de cada país e ecoprodutos criados pelos alunos. Durante a tarde, deste segundo dia, visitámos o exterior do castelo Bonţida Bánffy, descrito como o "Versalhes da Transilvânia", na vila vizinha de Bonţida, a 32 km do centro da cidade, e usado, em 1963, como set de filmagem para o filme Pădurea spânzuraţilor, do diretor Liviu Ciulei, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1965; uma empresa familiar com projeção internacional, Lavanda Lola; e o Mosteiro de Nicula, construído durante o século XVIII, importante centro de peregrinação no norte da Transilvânia. Neste mosteiro encontra-se a célebre Madona de Nicula, supostamente responsável por muitos milagres.IMG 8262

O dia 11 foi dedicado à cidade de Cluj-Napoca, onde se realizou uma visita guiada pelos locais mais emblemáticos desta bela cidade: igreja de São Miguel, a maior igreja de arquitetura gótica da cidade, na Praça Unirii; estátua equestre de Matias Corvino, rei da Húngria; Obelisco Carolina; Monumento de Avram Iancu; Catedral da Dormição da Theotokos, na Praça Avram Iancu; Igreja Reformada; Teatro Nacional Lucian Blaga; Rua dos Heroes; Baluarte; Universidade Babeş-Bolyai e o Beco Matias Corvino, situado em frente ao local onde nasceu o rei da Hungria. Após o almoço, seguimos para o Parque Etnográfico Nacional “Romulus Vuia”, onde teve lugar um workshop de produtos artesanais (pintura, bordados, barro e bijuteria), seguido de uma visita ao espaço.

No dia 12 de outubro, realizou-se, durante a manhã, uma visita guiada à mina de sal de Turda, com mais de 13,6 milhões de anos. Abrange uma área de aproximadamente 45 km² e tem uma espessura de cerca de 250 m. Desde 1992 que é um destino turístico muito popular. Terminámos a manhã com um workshop sobre enoturismo, nas vinhas/adega de Crama la Salina. A plantação e a adega estão localizadas nas imediações da mina de sal de Turda, numa área com uma tradição secular em viticultura desde a época do Império Romano, que possuía aqui um dos centros de administração mais desenvolvidos da Dacia. Na base das colinas com vinhas e inserido no projeto da adega, fizemos uma pausa no restaurante " Sarea-n bucate” (Sal na louça), onde se realizou o almoço de grupo com deliciosos sabores alimentares, preparados, exclusivamente, com receitas tradicionais.


No último dia de atividades, assistimos a uma exposição de produtos locais e ecoprodutos, realizados pelos alunos, o que proporcionou um agradável momento de interação entre todos os participantes, pois houve a oportunidade de degustar alguns produtos regionais de cada país participante. Por fim, e logo após esta partilha gastronómica de excelência, deu-se início ao encerramento dos trabalhos, procedendo-se à entrega dos certificados e lembranças a todos os alunos e professores.

Foi, de facto, uma semana intensa, culturalmente enriquecedora, da qual sobressaiu, acima de tudo, a troca de experiências e de novas aprendizagens e a simpatia e afabilidade de todos os envolvidos. Mulțumesc.

A Coordenadora do Projeto

Manuela Silva

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.