Text size

3

"O Meu Castelo”

Partindo do tema “O papel dos Castelos na Reconquista Cristã” os alunos do 7.º A e B, na disciplina de História, foram convidados a construir um castelo, real ou imaginário, que respeitasse as principais características de um castelo medieval. Convém lembrar que os castelos foram elaborados em casa, na maior parte dos casos com o envolvimento e participação dos pais e familiares, até porque um dos objetivos era precisamente o envolvimento da família. Com certeza que o trabalho potenciou conversas sobre o tema em questão, chamando assim a atenção de todos para este nosso património arquitetónico, assim como para a nossa História.

Os castelos, em Portugal, representam hoje um importante papel no património nacional e assumem um lugar de destaque na arquitetura medieval. Foram, durante toda a Idade Média, as principais unidades de defesa do território português. Eram construídos em lugares altos para dificultar os ataques dos inimigos, possuíam torres e muralhas entrecortadas, altas e grossas, difíceis de transpor ou derrubar.

Nos séculos XII e XIII, durante o combate contra os Mouros, os castelos apresentaram um papel fulcral na defesa dos territórios conquistados e dominados pelos portugueses. Foram de grande importância nas lutas contra os castelhanos, para definir as fronteiras entre Portugal e a atual Espanha. Por esta razão existe um vasto conjunto de castelos ao longo da linha de fronteira.

O Professor: Miguel Ângelo M L Gonçalves

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email: direccao@aeseia.org