Text size

visita alemanhaRelativamente à visita de estudo à Alemanha, para além do Seminário Nutrisurvey, com a Professora Foster, realizaram-se outros seminários/”workshops” onde foram desenvolvidas atividades de cariz mais didático-lúdico envolvendo, sempre, grupos de alunos de todas as nacionalidades. Os alunos produziram um logotipo, um glossário acompanhado de “Podcasts”, que incluiu todos os idiomas dos intervenientes, um vídeo (com música portuguesa ao vivo) e um “wordle”, todos com incidência na temática da nutrição e ambiente.

A par dos dias de intenso trabalho, a estadia na Alemanha foi absolutamente inesquecível. Fomos recebidos com muito carinho e tivemos oportunidade de visitar locais fascinantes, como o Castelo de Guttenberg, onde assistimos a uma demonstração de aves de rapina. A experiência ”Bowling” foi profundamente multicultural. Visitámos a belíssima e antiga cidade de Mosbach. Fomos recebidos, amistosamente, na Câmara Municipal de Mosbach, tendo o Exmo. Presidente desta edilidade enviado cumprimentos a todos os seus congéneres.

No último dia, visitámos a belíssima cidade medieval de Heidelberg, o seu Castelo, a sua Universidade, que é a mais antiga da Alemanha, e a centenária prisão de estudantes universitários. Ao longo de toda a visita e dos trabalhos desenvolvidos, os alunos da nossa Escola revelaram um notável sentido de empreendedorismo, capacidade de socialização, excelente dinâmica de grupo, grande entusiasmo e um “know-how” que muito prestigiaram a construção da Cidadania Europeia, o nosso país, a cidade de Seia e o nosso Agrupamento.

Além do mais, demos a conhecer a gastronomia e os costumes da nossa região, Serra da Estrela (NUT III), e divulgámos um dos nossos ex-libris - o Queijo da Serra - que levámos connosco, para prova de todos os nossos parceiros, que o apreciaram imenso, tal como os típicos enchidos e o pão que lhes ofertámos.

Por tudo o que vivemos e sentimos, podemos assegurar, sem sombra de dúvida, que a experiência alemã foi indescritível e inolvidável pelo enriquecimento cultural e humano que a todos proporcionou.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.