Text size

sardenha

Projeto Comenius “ Nutrição e Ambiente” do Agrupamento de Escolas de Seia na Sardenha, Itália 

“Para se aprender a cidadania é mesmo indispensável praticar a cidadania nos contextos de aprendizagem"

Sérgio, António, Educação Cívica, 1982


A Escola Italiana, Istituto Magistrale Statale, Carlo Baudi di Vesme, convidou todos os parceiros a deslocarem-se a Iglesias, localidade situada na belíssima Ilha da Sardenha, a qual debruçada sobre o Mediterrâneo, borda finamente o mar com o seu magnífico granítico costeiro. O convite teve como objetivo a realização da reunião de trabalho de Coordenadores/Professores previamente agendada para as Ilhas de Guadaloupe (região autónoma francesa nas Caraíbas).

Aqui, realizaram-se várias reuniões de trabalho (aproveitando a visita de uma das parceiras de Guadaloupe e nove alunas), as quais contaram com a presença de vários Diretores de Escolas/Agrupamentos de Escola, incluindo a nossa Diretora, Dr.ª Emília Nascimento. Os objetivos deste encontro prenderam-se com a avaliação do trabalho e atividades desenvolvidas até ao momento, em todos as escolas parceiras, bem como a planificação detalhada do segundo ano do Projeto (com candidatura entregue em Fevereiro de 2013 e início oficial aquando da sua aprovação em 1 de Julho de 2013). O segundo ano inclui as deslocações e estadias em Mairena del Alcor, perto de Sevilha, Espanha, e em Seia, bem como a realização de uma panóplia de atividades relativas ao tema do projeto “Nutrição e Ambiente”, as quais têm carácter obrigatório, porque a elas nos propusemos na candidatura.

A questão da aferição das atividades, nomeadamente o estudo da alimentação dos nossos jovens assim como a consecução dos objetivos por parte de cada uma e de todas as escolas parceiras assume uma importância crucial, dado que são elementos que constam obrigatoriamente do Relatório de Progressão, a entregar em breve, o qual será um elemento-chave para a receção, por parte do Agrupamento, da segunda tranche da subvenção que foi atribuída a este Projeto pela União Europeia.
Neste contexto e nas reuniões de trabalho realizadas, foram comparados os resultados e respetivas análises dos questionários sobre alimentação implementados em cada escola e obtidos até ao momento. Com base nesta comparação e tendo sempre em mente o projeto de candidatura, foram delineadas linhas de atuação conjunta, a saber: estudo da ingestão de nutrientes, razões para os hábitos alimentares dos nossos jovens e diferenças de alimentação entre géneros. Além disso, trocaram-se matérias de estudo alusivas ao tema e definiram-se várias tarefas para os alunos e professores, das quais se destacam o estudo dos hábitos alimentares e suas consequências para a Saúde, para o Ambiente, o desperdício de comida, entre outros.
Finalmente, debruçámo-nos sobre o material Didático, para partilhar com todos os professores e alunos do nosso Agrupamento, do nosso país - através da plataforma Etwinning - e dos nossos parceiros. No nosso caso particular, este material incidirá sobre a fermentação láctea, presente na produção do Queijo da Serra.
Por outro lado, estas reuniões tiveram ainda o objetivo de planear ações futuras, uma vez que os programas atualmente existentes - Comenius, Erasmus, Grundtvig, Leonardo da Vinci, entre outros - não entraram de forma alguma em descontinuidade, ao invés, foram reunidos e reinventados por Bruxelas ao fundiram-se num só, denominado Erasmus+.
A par dos trabalhos, visitámos belos locais da Sardenha, sempre fascinante não obstante a chuva e o frio.
Fomos recebidos na Câmara Municipal de Iglesias, onde entregámos lembranças e cumprimentos da edilidade Senense, sublinhando nas nossas palavras a questão premente da construção da cidadania europeia e da Preservação da Paz, conceitos tão caros ao nosso anfitrião.
A afabilidade e a amizade com que fomos recebidos revelam que os laços que nos unem desde Outubro de 2012 se têm vindo a reforçar e estreitar, no âmbito de uma cooperação que se tem mantido criativa e construtiva.
Aproveitamos o ensejo para agradecer a todas as Instituições que nos ajudaram com lembranças, a saber: Câmara Municipal de Seia, Associação de Artesãos e Museu do Pão.
Os nossos parceiros estão ansiosos por conhecer a nossa Terra e a nossa Serra. Por seu turno, os nossos alunos, quer os que iniciaram o projeto, quer os atuais, usufruem de uma oportunidade única, que lhes permite tomar consciência da sua dupla cidadania, das múltiplas possibilidades que um projeto Europeu lhes propicia e de como a Cidadania Europeia está presente no seu dia-a-dia.
Para nós, professores, constitui-se como uma oportunidade extraordinária de fazer a ponte entre o processo ensino-aprendizagem e a construção de uma cidadania Europeia ativa.

A Coordenadora do projeto Comenius, Cândida Perpétua Carvalho Batista Pombo

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.