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Conselho Pedagógico

Diretora
    • Maria Emília Gomes do Nascimento

Coordenadora Dep. I – Línguas
    • Maria Elisa Gomes Branquinho
       
Coordenadora Dep. II – Ciências Sociais e Humanas
    • Maria Lurdes Franco Pereira Ramos
       
Coordenador Dep. III – Matemática e Ciências Experimentais
    • José Diogo Pinto
       
Coordenador Dep. IV – Expressões
    • Sérgio Paulo Reis Pratas Leitão
       
Coordenadora do Depart. da Educação Pré-Escolar
    • Anabela Paraíso Nunes
       
Coordenador do Depart. 1º CEB
    • Filomena F. Vidreiro Costa Rodrigues
       
Coordenadora dos Diretores de Turma do Ensino Secundário
    • Ana Maria Lopes Jesus
       
Coordenadora dos Diretores de Turma 2.º e 3.º CEB
    • Paula Cristina Santos Silva Fernandes
       
Representante do Núcleo de Projetos de desenvolvimento Educativo
    • Maria Fernanda Brízida Quintela
       
Coordenadora Cursos Profissionalmente Qualificantes
    • Francisco Pereira Nunes
       
Coordenadora da Biblioteca Escolar
    • Liliana Manuela Cruz Melo
       
Representante do Núcleo de Educação Especial/ Serviços de Psicologia e Orientação
    • Gina Dolores Pinto D. Paiva
       
Coordenador Estabelecimento da EB Tourais Paranhos
    • José Manuel Gomes Dias
       
Coordenadora Estabelecimento da EB Dr. Abranches Ferrão
    • Rosa da Conceição Figueiredo Machado

Conselho Pedagógico

Em conformidade com o definido no artigo 31º do Decreto-Lei 75/2008, "o Conselho Pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas ou escola não agrupada, nomeadamente nos domínios pedagógico -didáctico, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente e não docente".


Composição

  1. O Conselho Pedagógico tem a seguinte composição:
    1. Diretor do Agrupamento de Escolas;
    2. seis Coordenadores dos Departamentos Curriculares;
    3. dois Coordenadores dos Diretores de Turma (um para o 2.ºe 3.º CEB e outro para o Ensino Secundário);
    4. um Coordenador do Núcleo de Projetos de Desenvolvimento Educativo;
    5. um Coordenador dos Cursos profissionalmente qualificantes;
    6. um Coordenador da Biblioteca Escolar;
    7. os Coordenadores de Estabelecimento do Agrupamento;
    8. um Representante do Núcleo de Educação Especial ou Serviço de Psicologia e Orientação.
  2. O Diretor é, por inerência, Presidente do Conselho Pedagógico.
  3. O mandato do Conselho Pedagógico é de quatro anos.
  4. Os Representantes do Pessoal Docente no Conselho Geral não podem ser membros do Conselho Pedagógico.

Competências

1. Ao Conselho Pedagógico compete:

  1. elaborar a proposta de Projeto Educativo a submeter pelo Diretor ao Conselho Geral;
  2. apresentar propostas para a elaboração e alteração do Regulamento Interno e dos Planos Anual e Plurianual de Atividades e emitir parecer sobre os respetivos projetos;
  3. emitir parecer sobre as propostas de celebração de contratos de autonomia;
  4. elaborar e aprovar o plano de formação e de atualização do pessoal docente;
  5. definir critérios gerais nos domínios da informação e da orientação escolar e vocacional, do acompanhamento pedagógico e da avaliação dos alunos;
  6. propor aos órgãos competentes a criação de áreas disciplinares ou disciplinas de conteúdo regional e local, bem como as respetivas estruturas programáticas;
  7. definir princípios gerais nos domínios da articulação e diversificação curricular, dos apoios e complementos educativos e das modalidades especiais de educação escolar;
  8. adotar os manuais escolares, ouvidos os Departamentos Curriculares;
  9. propor o desenvolvimento de experiências de inovação pedagógica e de formação, no âmbito do Agrupamento de Escolas e em articulação com instituições ou estabelecimentos do ensino superior vocacionados para a formação e a investigação;
  10. promover e apoiar iniciativas de natureza formativa e cultural;
  11. definir os critérios gerais a que deve obedecer a elaboração dos horários;
  12. definir os requisitos para a contratação de pessoal docente e não docente, de acordo com o disposto na legislação aplicável;
  13. Propor mecanismos de avaliação dos desempenhos organizacionais e dos docentes, bem como da aprendizagem dos alunos, credíveis e orientados para a melhoria da qualidade do serviço de educação prestado e dos resultados das aprendizagens;
  14. Participar, nos termos regulamentados em diploma próprio, no processo de avaliação do desempenho do pessoal docente.
  15. proceder ao acompanhamento e avaliação da execução das suas deliberações e recomendações;
  16. elaborar e aprovar o seu próprio Regimento Interno.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.