Text size

unescoEscola Básica Dr. Abranches Ferrão,
escola associada da UNESCO

Desde a sua criação, em 1945, a missão da UNESCO tem sido a de contribuir para a construção da paz, erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, tendo a educação como uma das suas principais atividades para alcançar este objetivo. A UNESCO tem o compromisso de possuir uma visão holística e humanística da educação de qualidade em todo o mundo, o direito à educação, desempenhando um papel de qualidade no desenvolvimento humano, social e económico.

A Rede de Escolas Associadas da UNESCO, criada em 1953 (a mais antiga Rede da UNESCO), com 9.700 estabelecimentos de ensino espalhados em 180 Estados-membros, prossegue de forma ativa o ideário e os princípios estabelecidos no Ato Constitutivo da UNESCO. Devem concentrar-se no “quarto pilar da educação – aprender a viver juntos” tal como definido no relatório Delors.

Uma Escola Associada da UNESCO pratica um ensino intercultural e deve ser democrática e participativa nas suas estruturas e métodos. Deverá igualmente adotar como critérios o trabalho de equipa, um elevado padrão de qualidade, um ambiente criativo e empreendedor e num sentido ético.

A Escola Básica Dr. Abranches Ferrão pertence à Rede de Escolas Associadas da UNESCO desde 1997 e tem percorrido, de forma interventiva junto da comunidade escolar, os seus ideais.

 

13º ENCONTRO NACIONAL DAS ESCOLAS ASSOCIADAS DA UNESCO

As escolas da Rede SEA reuniram-se na Fundação INATEL, ao lado das suas homólogas lusófonas, nos dias 29 e 30 de março de 2014. A E.B. Dr. Abranches Ferrão foi representada pela sua Coordenadora SEA – Dra. Emília Nascimento.

Encontro-SEA-UNESCO

Artigos relacionadas

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.