Text size

Concurso “Quem conta um conto… ao modo de Saramago?!” - 2015

qccams

Concurso “Quem conta um conto… ao modo de Saramago?!” - 2015

O concurso “Quem conta um conto… ao modo de Saramago?!” é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Fundação José Saramago, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Camões IP e a Porto Editora. Trata-se de um desafio à criatividade dos jovens autores que querem ousar uma experiência de escrita específica, através da criação de um conto.

Em 2014/2015 o Concurso teve como fundo inspirador a obra “Memorial do Convento”, de José Saramago e contou com a participação das instituições culturais, educativas e administrativas de Mafra, local onde irá decorrer, no dia 26 de junho, a cerimónia de entrega de prémios digna deste nosso autor maior, do espaço histórico onde a ação da obra decorre e do seu monumento emblemático.

A Escola Secundária de Seia participou com seis contos, todos de alunos do 11º E, tendo a aluna Andreia Santos obtido o 3º lugar com o conto “A fome mais mortífera”. A ideia para a participação no concurso surgiu após a realização de uma oficina de escrita criativa, na aula de português, dinamizada pelo técnico da Ludoteca Municipal de Seia, António José Baptista, que trabalhou a criatividade da escrita a partir de um excerto da obra de José Saramago “O Memorial do Convento”.

cartaz saramago resultados

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.