Text size

QUADRO DE MÉRITO

Artigo 13.º Valorização de Comportamentos Meritórios dos Alunos

  1. Para efeitos do disposto na alínea d) do artigo 10.º e destinado a valorizar o trabalho e desempenhos escolares, no final de cada ano letivo, no 2º e 3º Ciclos do ensino básico e ensino secundário será elaborado um quadro de mérito, por ano de escolaridade, onde conste o nome dos alunos. Estes nomes serão divulgados em espaço próprio a definir pela direção do agrupamento, mediante autorização prévia do encarregado de educação ou do próprio aluno, quando maior de idade.

  2. Em cada ano de escolaridade os alunos serão selecionados para este quadro de mérito tendo em conta os seguintes itens:

    1. ter, no mínimo, média de 4, sem arredondamento, na avaliação sumativa do 3.º período (2.º e 3.º ciclos);
    2. não apresentar nenhum nível inferior a 3, nem menção qualitativa de não satisfaz (2.º e 3.º ciclos);
    3. a média de conclusão do ano letivo ser igual ou superior a 16 valores (ensino secundário);
    4. não apresentar faltas injustificadas;
    5. nunca ter sido sujeito a processos disciplinares ou participações disciplinares.

  3. Os diretores de turma do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do 10º ano do ensino secundário, em conselho de turma, deverão selecionar os alunos da sua turma que reúnam as condições referidas no ponto 2 deste artigo, devendo os coordenadores de diretores de turma propor no final do ano letivo, ao Conselho Pedagógico, a sua homologação.

  4. Os alunos dos 6.º, 9.º do ensino básico e aos dos 11.º e 12.º anos do ensino secundário só serão selecionados após a divulgação dos resultados das provas finais e dos exames a que se encontram sujeitos.

  5. Aos alunos selecionados será entregue um certificado de mérito.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.