Text size

http://www.educare.pt/noticias/rss

Notícias mais recentes
  1. Currículos menos teóricos e menos extensos
    Relatório sobre o estado da Educação aponta vários caminhos. Dirigentes e diretores escolares analisam dados, recomendações, alertas, e defendem um plano curricular mais próximo dos novos conhecimentos e das novas tecnologias e um pacto em nome da estabilidade.
  2. Professor está entre as 10 finalistas a palavra do ano
    A luta pela contabilização dos nove anos, quatro meses e dois dias do tempo congelado é uma das justificações para a presença de “professor” nas candidatas a palavra do ano. O dicionário descreve essa palavra como um nome masculino de uma pessoa que ensina uma ciência, uma atividade, uma arte. Mas é muito mais do que isso.
  3. Governo espera cinco dias para retomar processo legislativo sobre professores
    O Governo não levou a Conselho de Ministros o seu decreto que recupera parcialmente o tempo de serviço dos professores e só legislará esgotado um prazo de cinco dias para os sindicatos pedirem uma reunião suplementar, mantendo assim o braço-de-ferro com os professores.
  4. O Estado manda, as escolas cumprem. Em Portugal, a descentralização é minimalista
    Conselho Nacional de Educação (CNE) debruçou-se novamente sobre a transferência de competências educativas para as câmaras municipais. O órgão consultivo do Ministério da Educação não quer que as escolas percam autonomia, avisa que a municipalização só pode avançar com recursos humanos adequados e os necessários meios financeiros, e pede consenso numa matéria tão estruturante.
  5. Os desequilíbrios entre notas internas e externas
    Inspeção-Geral da Educação e Ciência esteve em 12 escolas, verificou discrepâncias entre notas dadas pelas escolas e resultados dos exames nacionais, e fez recomendações. Diversificar técnicas e instrumentos avaliativos e colocar a avaliação das aprendizagens como prioridade na formação contínua dos professores são alguns conselhos.
  6. Caos, orientações dúbias, diretores escolares isolados
    Conselho das Escolas analisou condições dos estabelecimentos de ensino no arranque deste ano letivo, debruçou-se sobre o financiamento comunitário dos cursos profissionais na rede pública, destacou problemas e faltas de respeito. O balanço está feito e as conclusões já foram dadas a conhecer ao ministro da Educação.
  7. Governo tem de voltar a negociar com os professores
    Todos os partidos, à exceção do PS, votaram a favor de retomar o diálogo com os sindicatos do setor educativo para a contagem do tempo congelado à classe docente. Federação Nacional dos Professores espera que o Presidente da República chumbe os dois anos, noves meses e 18 dias propostos pelo Governo. O próximo ano promete ser intenso.
  8. PSD contra alterações de BE e PCP que impõem calendário para recuperar tempo dos professores
    O PSD vai votar contra as propostas de alteração orçamentais do BE e parte da do PCP que impõem um calendário definido para a recuperação do tempo de serviço das carreiras especiais da administração pública, onde se incluem professores. Costa afirma que propostas do PCP e BE sobre professores demonstram razão do Governo
  9. Tudo a postos: 160 mil alunos testam conhecimentos
    Primeira fase da quarta edição do Literacia 3Di – O Desafio pelo Conhecimento avalia saberes e competências a Matemática, Ciência, Leitura e Inglês de alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. As provas decorrem até 30 de novembro.
  10. António Costa considera que o entendimento contra o Governo sobre professores “não é sério”
    O primeiro-ministro considera que "não é sério" um entendimento PSD/CDS-PP com Bloco e PCP para contabilizar todo o tempo de serviço congelado aos professores e afirma compreender a ansiedade dos enfermeiros após "anos de sede".

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email: direccao@aeseia.org