Text size

http://www.educare.pt/noticias/rss

Notícias mais recentes
  1. Ministro não abre o jogo sobre descongelamento das carreiras
    Tiago Brandão Rodrigues afirma que é preciso conciliar ritmos com meios financeiros e que é necessário cumprir o programa do Governo. Numa entrevista ao DN e TSF, adianta que a revisão da avaliação dos professores não está em análise. E faz críticas à anterior tutela.
  2. “Os alunos precisam que a escola mude”
    Ariana Cosme e Rui Trindade, professores universitários, são dois dos sete consultores-assessores do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, experiência-piloto que está em curso em 230 agrupamentos, e que permite uma nova organização curricular. Fundir disciplinas, acabar com os testes, apostar em projetos interdisciplinares são algumas possibilidades deste modelo. O desafio é pensar a escola de uma outra forma.
  3. Literacia 3Di: “Do you speak English?”
    O EDUCARE.PT acompanhou a realização das provas de Inglês do concurso Literacia 3Di da Porto Editora, numa escola básica da Maia.
  4. Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D'Escrita
    O educare.pt foi à Escola Básica José Manuel Durão Barroso, em Armamar, onde os alunos do 1.º ciclo conseguiram o 1.º e o 3.º lugar no Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D'Escrita da Porto Editora 2016/2017.
  5. Como falar de deficiência às crianças?
    Há cinco anos, Teresa Coutinho escreveu um livro sobre Maria, a sua filha com paralisia cerebral, para explicar ao filho Lourenço porque é que a irmã era diferente, era especial. O livro está no Plano Nacional de Leitura, há excertos da obra em testes de Português do 1.º ciclo, foi lançado em Espanha há um ano. Maria entretanto cresceu, tem agora nove anos, e é uma menina feliz.
  6. Não há acordo, há declaração de compromisso
    Negociações começaram e o Governo cede a algumas reivindicações dos professores. Todo o tempo congelado será tido em conta. Em 2018, 13 mil docentes podem chegar ao topo da carreira, 3 mil passam para o 10.º escalão e 10 mil para o 9.º. Sindicatos e Governo assinam declaração de compromisso e em 15 de dezembro arranca mais um processo negocial.
  7. Mais psicólogos, mais funcionários, menos alunos por turma
    Partidos políticos já apresentaram as suas ideias para o Orçamento do Estado de 2018 e as suas propostas na área da Educação são discutidas durante esta semana. Governo está a aprofundar o impacto da redução do número de alunos por turma e quer reduzir em 50% as taxas de insucesso escolar até ao final desta legislatura.
  8. “É um orgulho para nós e para os nossos pais também por terem filhos escritores”
    Alunos do 1.º ciclo da Escola Básica José Manuel Durão Barroso, em Armamar, conseguiram o 1.º e o 3.º lugares no Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D'Escrita da Porto Editora 2016/2017.
  9. FENPROF afirma que Governo admite começar a pagar reposição salarial aos docentes nesta legislatura
    O Governo admitiu esta noite à FENPROF começar a pagar a reposição salarial do tempo de serviço congelado ainda nesta legislatura, mas o processo negocial ainda está em aberto e os sindicatos voltam a reunir-se com o executivo hoje.
  10. Depois desta greve nada ficará igual
    Greve de quarta-feira teve uma adesão de 90%, segundo os sindicatos. Professores batem o pé e exigem que o tempo de serviço, dos últimos nove anos, quatro meses e dois dias, seja integralmente contabilizado para efeitos de posicionamento e progressão na carreira. O protesto produziu efeitos, o Ministério da Educação marcou reuniões para esta quinta-feira. Mas se tudo ficar como está, há nova greve à vista. Uma greve maior.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.