Text size

http://www.educare.pt/noticias/rss

Notícias mais recentes
  1. Professores em greve entre 13 e 16 de março
    Os professores vão estar em greve entre 13 e 16 de março, confirmaram ontem organizações sindicais do setor em conferência de imprensa junto ao Ministerio da Educação, em Lisboa. FENPROF disposta a ouvir propostas do Governo até ao pré-aviso da greve
  2. FENPROF tem oito ideias para o ensino profissional
    Federação Nacional dos Professores critica o financiamento desajustado, a discriminação feita às escolas públicas, o drama de quem trabalha no privado. As propostas estão feitas e serão apresentadas à tutela, à entidade que gere esta área, aos grupos parlamentares e aos eurodeputados portugueses.
  3. Ioga na educação para exercitar concentração e memória
    Há uma associação em Portugal, e que nasceu em França, que dá ferramentas aos professores para que os alunos fiquem mais motivados, mais confiantes, mais focados, mais felizes. Aprender a respirar melhor e relaxar o corpo e a mente são algumas destas técnicas inspiradas no ioga imemorial.
  4. “Os pais têm funcionado como rede de apoio das escolas”
    Albino Almeida, ex-presidente da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, afirma que as escolas têm de assumir a autonomia para garantirem percursos educativos diferenciadores. Caso contrário, perdem alunos.
  5. Rankings: escolas privadas continuam no topo das listas, públicas sobem de lugar
    O sucesso continua a ser maior entre os alunos dos privados: 85% dos colégios tiveram média positiva contra 73% das escolas públicas. A diferença entre as notas dos exames nacionais e as atribuídas pelos professores das disciplinas foi de 2,8 valores, tanto no público como no privado. As raparigas continuam a ter melhores resultados do que os rapazes.
  6. O percurso pioneiro do Inglês nas escolas da Madeira
    Criaram-se oficinas de trabalho, material pedagógico, testes diagnósticos, um portefólio e um passaporte linguístico para perceber conhecimentos e dificuldades dos alunos. Professores e educadores tiveram formação e foi ainda definido um perfil do docente adequado à realidade regional.
  7. ProSucesso, um projeto pioneiro que dá a volta ao insucesso nos Açores
    Um clube de futebol, em Água de Pau, abriu uma sala de apoio ao estudo que funciona antes dos treinos. A Casa do Povo tem uma sala de estudo para os alunos do 2.º ciclo. Desde 2015 que a comunidade açoriana anda envolvida num plano inovador. Os primeiros resultados já são conhecidos.
  8. UNICEF analisa o impacto do digital na vida das crianças
    “A tecnologia digital já mudou o mundo, agora, está a mudar a infância”, escrevem os autores do relatório da UNICEF sobre a situação mundial da infância que aborda o impacto das tecnologias digitais na vida das crianças.
  9. Desigualdade continua a ser um problema na Europa, alerta a Comissão Europeia
    O PISA 2015 trouxe novos dados sobre a equidade dos sistemas educativos europeus. Mas a evidência confirma apenas as suspeitas do senso comum. Que a desigualdade continua a ser transmitida de geração em geração. E que o sucesso educativo dos alunos continua associado ao contexto socioeconómico das suas famílias.
  10. TIC: mitos, desafios, passado e futuro
    António Dias de Figueiredo, professor catedrático, investigador na área das TIC na aprendizagem, avisa que as escolas estão a produzir mais seguidores do que líderes, mais imitadores do que criadores, mais ouvintes do que concretizadores. E que há ideias feitas e metodologias que chocam com o mundo de hoje.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.