Text size

http://www.educare.pt/noticias/rss

Notícias mais recentes
  1. Resumir o conhecimento a uma nota é perder informação
    Tim Oates, professor britânico e especialista em Educação, em entrevista ao Observador, faz algumas observações ao modelo de ensino português. O professor Santana Castilho realça alguns pontos e comenta-os.
  2. “Relaxar o currículo nacional e relaxar a avaliação nunca são boas ideias”
    Tim Oates, professor britânico e especialista em Educação, em entrevista ao Observador, fala da forma errada como se olha para o que se passa na Finlândia e faz algumas observações ao ensino português. Os professores Paulo Guinote e José Eduardo Lemos destacam e comentam alguns assuntos referidos por um pensador que conhece bem os instrumentos de avaliação e métodos de ensino de várias partes do mundo.
  3. A última esperança dos professores nesta legislatura passa terça-feira pela AR
    Os professores depositam na Assembleia da República a esperança de ver resolvida nesta legislatura a recuperação integral do tempo de serviço, mas o parlamento poderá apenas obrigar a um terceiro processo negocial entre sindicatos e Governo.
  4. A transição do papel para o digital não é neutra
    Investigadores europeus, que analisam o impacto dos meios digitais nas práticas de leitura, pedem cautela aos professores e educadores. A mudança tecnológica, do papel para o digital, não pode ser feita à pressa para não “estragar” o trabalho feito na compreensão, competências e pensamentos dos mais novos.
  5. Jovens que fazem pensar outros jovens
    A sueca Greta Thunberg, a paquistanesa Malala Yousafzai, a norte-americana Marley Dias, a ugandesa Madina Nalwanga. As suas histórias de vida inspiram e influenciam o mundo. As suas palavras motivam ações. Exemplos para os mais novos de todo o planeta.
  6. Docentes têm duas opções para recuperar o tempo congelado
    Os professores têm possibilidade de decidir se querem recuperar os dois anos, nove meses e 18 dias de uma só vez ou de forma faseada entre 2019 e 2021, conforme seja mais favorável para a progressão das carreiras. Governo fala em equidade de tratamento. Sindicatos alertam que há ultrapassagens indevidas.
  7. O concurso que procura jovens talentos nas áreas científicas
    Inscrições para a 27.ª edição do Concurso Jovens Cientistas estão abertas até 23 de abril. Os 100 melhores projetos irão participar na 13.ª Mostra Nacional de Ciência de 30 de maio a 1 de junho, na Alfândega do Porto.
  8. DGS anuncia que lanches das crianças do pré-escolar vão ter fruta e legumes
    A distribuição de fruta e legumes nos lanches dos alunos do 1.º ciclo vai ser alargada ao pré-escolar, anunciou a responsável pelo programa da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reconhece que a iniciativa tem ficado aquém do esperado.
  9. Candidaturas abertas a novos talentos
    As candidaturas para a edição de 2019 dos Novos Talentos Fnac estão abertas até ao próximo dia 19 de abril para as áreas de Música, Cinema, Fotografia e Escrita. Esta iniciativa, que decorre desde 2003, está disponível e acessível a todos aqueles que tenham mais de 18 anos e que sejam residentes em Portugal.
  10. “A erosão da relação não pode ser atribuída a greves e lutas sindicais”
    Alguém consegue imaginar um futuro decente em que as escolas não sejam sustentadas, professores reconhecidos e estudantes estimulados? A pergunta está feita.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email: direccao@aeseia.org