Text size

PÚBLICO - Educação

PÚBLICO — Pense bem, pense Público
  1. “As crianças não aprendem se não forem tocadas nos seus corações”
    Alberto M. Carvalho é uma espécie de ministro da Educação de Miami-Dade, que defende a equidade. Para isso, luta por criar todas as condições para que o aluno consiga ter sucesso. Da ida ao médico ao jantar, sem esquecer a oferta de um ensino de qualidade. A escola ideal existe, acredita, foi ele que a criou.
  2. Ministro da Educação elogia grevistas do clima, mas admite que marcação de faltas é inevitável
    Tiago Brandão Rodrigues afirmou que os alunos que participaram na greve climática sabiam que existiam “implicações”, mas salienta que é “importante desacomodar”.
  3. “É preciso levar os sofás para a rua” — da escola, do ATL, de casa e do trabalho
    Marta Serapicos, de 46 anos, trouxe as crianças do ATL que gere para a greve pelo clima no Porto. “Lembro-me, dos meus 18 anos, da PGA. Lembro-me de haver uma causa comum que nos dá sempre tanta força e tanta garra para lutar.” Um testemunho na primeira pessoa.
  4. Sindicatos de professores querem fiscalização do Constitucional ao tempo de serviço
    Docentes estão a ser aconselhados a questionar inconstitucionalidade da matéria em acções individuais contra o Estado. Queixa ao Provedor de Justiça também em estudo.
  5. Greve pelo clima teve “pouco” impacto nas escolas
    Houve quem tivesse ido fazer teste antes de participar na manifestação pelo clima. Apenas duas escolas de Lisboa dizem ter notado ausências de alunos em grande número.
  6. Um pai e uma filha em greve: isto não é “uma luta geracional”
    Na primeira manifestação em que participou, Pedro tinha a idade de Inês: oito anos. Hoje, o pai trouxe a filha aos protestos contra as alterações climáticas, no Porto. Os jovens activistas pelo clima, como Greta Thunberg, já pediram a mobilização de todos em Setembro. O testemunho na primeira pessoa de Pedro Pereira, 40 anos, activista social e formador.
  7. Parents for Future: “A responsabilidade é dos adultos, também temos que agir”
    Ana Matos, da organização do Parents for Future, decidiu participar na Greve Climática Estudantil com os dois filhos pequenos, em Lisboa. “Para que, no futuro, eles possam dizer: ‘Eu, em criança, também tive o meu papel a tentar mudar isto’.” Um testemunho na primeira pessoa.
  8. Atrair alunos para o interior? “Corte de vagas não produziu efeitos desejados”
    Plataforma Edulog faz avaliação crítica dos efeitos da medida que reduziu 1000 lugares no ensino superior de Porto e Lisboa. Dados dos colocados no regime geral que concretizaram inscrição só agora são conhecidos.
  9. Associação de Pais contesta fecho de mais uma escola em Matosinhos
    A autarquia diz que o encerramento prende-se com uma redução da população em idade escolar. Associação de Pais afirma que em anos lectivos anteriores foram barradas novas matrículas na Escola Básica da Portela.
  10. Setúbal usa tambores para lembrar que “o rio é a nossa casa”
    O cortejo emblemático e inclusivo do Festival de Música de Setúbal vai na manhã desta sexta-feira percorrer as ruas “roubadas” ao rio.

Agrupamento de Escolas de Seia - Rua Alexandre Herculano (sede) - 6270-428 SEIA - Telef: 238 315 717 - Fax: 238 317 416 - Email: direccao@aeseia.org