20231030 selos qualidade
espaco 150talher4 envelope  lupa
 CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 2022-2023

Ao longo dos meses de janeiro e fevereiro decorreu a Fase Escolar / Municipal da 16.ªEdição do Concurso Nacional de Leitura. Esta fase engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

No 1.º momento desta fase, os alunos dos diferentes níveis de ensino realizaram provas escritas, vinte questões de escolha e uma pergunta de desenvolvimento, sobre as obras a concurso 1.º Ciclo: "Graças e desgraças da corte de el-rei Tadinho" de Alice Vieira; 2.º Ciclo: "Trisavó de pistola à cinta" de Alice Vieira; 3.º Ciclo: "Às dez a porta fecha" de Alice Vieira e Secundário: "As pequenas memórias" de José Saramago. Desta fase ficaram apurados cinco finalistas para a participação na prova municipal. Foram eles: 1.º Ciclo: Laura Alves, 3.º A, Gabriel Branquinho, 4.ºA, Matilde Pais, 4.ºA, Sara Salomé, 4.ºB e David Abreu, 4.ºC; 2.º Ciclo: João Lopes, 5.ºA, Maria Siqueira, 5.ºC, Emma Madeira, 6.ºB, Inês ValeLuís, 6.ºB e Tomás Figueiredo, 6.ºC; 3.º Ciclo: Cândida Cardoso, 7.ºA, Ana Cardos, 7.ºA, Leonor Guerra, 8.ºC, Matilde Samelo, 9.ºC e Helloísa Santos, 9.ºE; do ensino secundário: Carolina Estorninho, Tatiana Silva, Margarida Álvaro, 11.ºC, Simão Mendes, 11.ºA e Leonor Oliveira, 12.ºA

A Prova do segundo momento foi realizada no dia 9 de fevereiro e constituída por uma Prova Oral em palco a qual incluiu uma prova de leitura expressiva e uma prova de argumentação, perante um júri constituído por três elementos: presidente: Teresa Rua (Unidade de Arquivo, Biblioteca e Museus) Dr.ª Alcina Correia (Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares) e Dr.ª Anabela.

Durante a manhã do dia 9 de fevereiro, participaram na prova oral os 5 finalistas apurados no 1.º momento do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho, bem como, os 5 finalistas do ensino secundário. De tarde, prestaram prova, os 5 finalistas apurados no 1.º momento dos 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Seia e do Agrupamento Guilherme Correia de Carvalho.

Após a prestação das provas ficaram apurados três alunos por nível de ensino. Do nosso agrupamento passaram para a fase Intermunicipal, a realizar-se no dia 26 de abril, na Biblioteca Municipal de Manteigas, os alunos: 1.º Ciclo: Matilde Pais, 4.ºA e Sara Salomé, 4.º B; 2.º Ciclo: Inês do Vale Luís, 6.ºA e Tomás Figueiredo, 6.ºC; 3.º Ciclo: Leonor Guerra, 8.º C; Matilde Samelo, 9.º C; ensino secundário: Margarida Álvaro, 11.º C, Leonor Oliveira,12.ºA e Simão Pedro Garcia Mendes, 11.º A.

Para finalizar, acrescente-se que todos os alunos participantes na 1.ª fase - Fase Escolar / Municipal prestaram excelentes provas. Um agradecimento especial aos professores que acompanharam e incentivaram os alunos a participarem no Concurso Nacional de Leitura, bem como, à Direção do Agrupamento pelo apoio.

O Agrupamento de Escolas de Seia sente um grande orgulho pela prestação dos alunos e alunas. Todos foram vencedores.

 

CNL 2023 de Biblioteca Amiga