20231030 selos qualidade
espaco 150talher4 envelope  lupa

20230416 acores

No âmbito da visita de Estudo a S. Miguel, Arquipélago dos Açores, realizada entre os dias 16 e 19 de Abril de 2023, pelas turmas do 12ºH/K, Curso Profissional de Mecatrónica e Curso Profissional de Redes Eléctircas. destacam-se:

  • A visita técnica à central geotérmica com a explicação detalhada dos procedimentos para a produção de energia elétrica, quantidade e futuros projetos de ampliação de energia verde a partir da atividade vulcânica da ilha de S.Miguel.
  • Visita à fábrica Gorreana, promovendo assim, um olhar empreendedor através da história das linhas de produção durante o século XIX e XX bem como a alteração/substituição do produto comercial produzido, da Laranja para os Chás. Outro fator interessante deste empreendimento fabril, diz respeito à sua autonomia energética, ou seja, ainda durante o século XIX, foi construida uma mini-hídrica dentro da propriedade.
  • Visita a uma Central (mini)Hídrica, “o Salto do Cabrito”, nas imediações das central geotérmica de Ribeira Grande e da central geotérmica do Pico Vermelho.
  • A visita ao Parque Eólico do Planalto dos Graminhais, S Miguel - Açores, local onde estão instalados 10 geradores eólicos.
  • A visita à universidade dos Açores, com a explicação detalhada dos sistemas de controlo e monitorização de vulcões, de sismos e das condições de meteorológicas. O cruzamento de dados em casos de emergência entre este departamento e as entidades que fazem parte da proteção civil. Introdução aos equipamentos utilizados, ao longos dos tempos e a passagem dos sinais e registos analógicos para os digitais.
  • Outras Visitas: lagoa do Fogo, lagoa das sete Cidades, Lagoa da Furnas, Ribeira Grande (capital do Surf), Termas da Ferraria, Ribeira dos Caldeirões, plantação de Ananás, miradouros vários (Salto do Cavalo, St. Iria, etc..)