A História do Agrupamento
O Agrupamento de Escolas de Seia é uma unidade orgânica de ensino público, abrangendo uma população escolar desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade.
Foi criado por despacho do Secretário de Estado da Educação, datado de 05 de Julho de 2010 e resultou da agregação de três unidades de gestão: Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão, Agrupamento de Escolas de Tourais/Paranhos e Escola Secundária de Seia.
Com sede na Escola Secundária de Seia, o novo Agrupamento é constituído por 18 estabelecimentos de educação. Como Agrupamento vertical apresenta, sequencialmente, todos os níveis de ensino e uma oferta formativa diversificada.
Escola Secundária de Seia
A Escola Secundária de Seia funciona num edifício de construção recente, desde 1986/87, no bairro do Crestelo. Porém, tal como o referiu o Padre Dr. Quelhas Bigotte na sua Monografia da Cidade de Seia, a história desta instituição escolar remonta ao ano de 1937 com a criação do Colégio Dr. Simões Pereira.
O referido Colégio deveu-se à iniciativa e à acção de uma sociedade composta pelos Dr. Virgílio Calixto Pires, Dr. António Mendes Cabral e Adriano de Almeida Melo. Começou a funcionar em 1937 sob a direcção do Dr. Joaquim Félix, licenciado em Matemática, com instalação provisória na casa da Família Miranda, no Largo da Misericórdia, onde permaneceu até à construção do novo edifício privativo em 1940, na Avenida Montes Hermínios. Foi-lhe dado o nome do ilustre Senense, Dr. António Simões Pereira, médico distinto, brioso, competente e sacrificado e, por fim, mártir abnegado do seu dever profissional. Mais tarde veio a ser chamado de “ Externato Dr. Simões Pereira”.
Com o decurso do tempo, este edifício tornou-se insuficiente face ao número de alunos. Daí a necessidade da construção de um novo bloco escolar na década de 60 que veio suprir tais deficiências. A frequência que no início andava pelos 60/70 alunos, considerada importante para a época, cresceu para cerca de 500 alunos naquela década, isto não só devido ao crescimento escolar a nível nacional como ao progresso de Seia e das suas freguesias.
Com a criação de novos estabelecimentos de ensino nomeadamente o Ciclo Preparatório, a Escola Técnica e a Secção Liceal, o Externato Dr. Simões Pereira, que sob a dedicada e empenhada direcção da Drª. Ester Barata da Cunha e seu marido Dr. Nunes Pereira, tinha cumprido abnegadamente a sua missão, transformou-se em estabelecimento de Ensino Oficial cujas instalações viriam a ser adquiridas pelo Estado.
Em Julho de 1970 foi criada a Escola Técnica Industrial e Comercial para começar a funcionar em Outubro. No entanto, as pretensões para a criação de uma Escola Técnica remontam ao ano de 1924, ano em que o Presidente da Comissão Executiva da Câmara Municipal, João Dias Júnior, remeteu às instâncias superiores por intermédio do ilustríssimo filho de Seia, Dr. Abranches Ferrão, então Ministro da Instrução, o pedido da criação de uma Escola Comercial e Industrial, a qual acabou por ser criada pelo Decreto Lei n.º 10 275 de 10 de Novembro de 1924. Todavia, o abandono da cadeira do poder pelo Dr. Abranches Ferrão fez com que a ideia não passasse das páginas do diário do governo.
A Escola Técnica Industrial e Comercial iniciou então a sua actividade em 1970 com o Curso Geral do Comércio, com o Curso de Formação Feminina e o Curso Electromecânico.
A Secção Liceal começou a funcionar em Outubro de 1972 fruto das pressões geradas por um grupo de Senenses junto das autoridades passando o Externato a Secção Liceal por Despacho do Ministro da Educação Nacional de 14 de Julho. Com a Portaria de 20 de Abril de 1974 operou-se a fusão da Escola Técnica e Comercial com a Secção Liceal.
panoramica historiaA criação da Escola Secundária é definitivamente realizada com o Decreto Lei N.º 260-B/75, de 26 de Maio, que institucionaliza o seu funcionamento embora já funcionasse como tal. Logo no início a sua população escolar rondou os mil alunos. Em 1980, à semelhança do que aconteceu no resto do país, com a aplicação do Despacho 198/80 foi criado o 12º ano.
O problema da exiguidade de espaços, face ao crescimento da frequência escolar, só foi ultrapassado com a construção da nova escola, nas actuais instalações cuja localização, aliás, foi objecto de alguma polémica.
Durante vários anos foram ministrados na escola os ensinos Básico (3º ciclo) e Secundário. Porém, como resultado da aplicação da Lei de Bases do Sistema Educativo e da construção de outras escolas no concelho de Seia, deixaram de ser leccionados gradualmente os 7º , 8º e 9º anos do 3º ciclo diurno. O 9º ano foi leccionado pela última vez no ano de 1995/96 pelo que a escola passou a funcionar apenas com o ensino secundário. Contudo, o ensino recorrente nocturno continuou a ser leccionado quer ao nível do 3º ciclo do ensino básico quer ao nível do ensino secundário.
Escola Básica Dr. Abranches Ferrão
A Escola Dr. Abranches Ferrão entrou em funcionamento no ano de 1995, com o nome de Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Seia, nº 2. No ano de 1997, sua designação foi alterada para Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Abranches Ferrão, pelo Despacho nº 2084/1997.
Posteriormente, por despacho do Sr. Secretário de Estado da Administração Interna de 4 de Maio de 1999 foi constituído o Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão.
No ano de 1999 foi construído o Pavilhão Gimnodesportivo, o qual foi inaugurado em Janeiro de 2000.
Em Agosto de 2003, a área do Agrupamento foi alargada, passando a integrar novos estabelecimentos de ensino, Jardins de Infância e do 1º Ciclo de Ensino Básico.
No ano letivo de 2007/2008 com o encerramento de algumas escolas do 1º CEB, a Escola Básica Dr. Abranches Ferrão teve um alargamento da sua oferta, passando a ter 3 níveis de ensino, 1º, 2º e 3º ciclos. Nesse ano entrou em funcionamento a Unidade de Apoio Especializado a alunos com multideficiência e surdo-cegueira congénita.
Em resultado das políticas educativas, em agosto de 2010 o Agrupamento de Escolas Abranches Ferrão foi extinto, passando a integrar o atual Agrupamento de Escolas de Seia, tendo esta Unidade Orgânica mantido a designação de Escola Básica Dr. Abranches Ferrão.
Escola Básica de Tourais Paranhos
A Escola Básica de Tourais-Paranhos, então designada por Escola C+S de Paranhos/Tourais (Seia) foi oficialmente criada a 16 de Setembro de 1989 pela Portaria nº 823/89., tendo aberto as suas portas em 1 de Setembro de 1991.
Está localizada no limite geográfico da União de Freguesias de Tourais e Lajes, servindo também as populações das Freguesias de Paranhos da Beira e Girabolhos.
Pelo disposto no Despacho nº 13313/2003, de 08 de Julho de 2003, publicado no Diário da República nº 55, II série, página nº 10186, tornou-se sede do Agrupamento de Tourais/Paranhos. Funcionou então como sede de Agrupamento até ao final do ano letivo de 2010.
A partir do ano letivo de 2010/2011 esta escola passou a pertencer ao Agrupamento de Escolas de Seia.