20210508 dia europa

Semana da Europa no Agrupamento de Escolas de Seia

“UNIDOS NA DIVERSIDADE”

Na semana de 3 a 7 de maio de 2021, o AESeia, foi imbuído do espírito europeísta para celebrar os 71 anos da “Declaração Schuman”.

Os alunos do 8º ao 12º ano da disciplina de Geografia, prepararam e partilharam um conjunto de trabalhos e atividades para celebrar o Dia da Europa, que se comemora a 9 de maio.

Na Biblioteca da EB Dr. Abranches Ferrão está patente uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos 8.º e 9.º anos, que contou, na maioria dos casos, com a colaboração das respetivas famílias. Ainda neste espaço, alguns alunos das turmas do 9.º A e B e 8.º A dinamizaram uma pequena aula sobre os países da UE para os alunos do 1.º CEB, numa lógica de articulação vertical entre os diferentes ciclos de ensino.

No bloco A da Escola Secundária está montada uma pequena exposição com os trabalhos realizados pelos alunos do 11.º C e os alunos do 12.ºC que frequentam a disciplina de Geografia C.

No dia 7 de maio, os alunos do 11.º C, assistiram a uma sessão de informação online intitulada “A UE como ator de segurança: novos desafios, velhos problemas”, dinamizada pela Doutora Maria Raquel Freire, Jean Monnet Chair, Coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet PRONE e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).

Foi, ainda, distribuído e divulgado diverso material didático aos alunos, oferecido pelo Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra.

Em espaço de sala de aula, os alunos das diversas turmas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da UE através da realização de um Escape Game intitulado “Da minha Escola vejo a Europa”.

Para finalizar, esta intensa semana, os alunos de Geografia do 12.º C, realizaram uma divertida reportagem fotográfica envolvendo diversos elementos da comunidade escolar. 

Um agradecimento especial à Biblioteca Escolar do Agrupamento, aliada imprescindível na concretização desta atividade.

FELIZ DIA DA EUROPA! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.