logo aeseia comprido mais 5
espaco 150talher4 envelope  lupa

 cartazRelembrar para não esquecer
“Quem salva uma vida salva a Humanidade”
Aristides de Sousa Mendes
24 a 28 de Janeiro

No dia 27 de janeiro, “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, relembramos a libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau.

Na semana de 24 a 28 de janeiro, no nosso Agrupamento irão decorrer um conjunto de atividades de homenagem a todas as vítimas do Holocausto, que sofreram as maiores atrocidades, nomeadamente os judeus, mas também todos aqueles que, pelas suas origens, crenças, orientação sexual, condições físicas, opções políticas e prisioneiros de guerra foram perseguidos, mal tratados e mortos pela fome, pela doença, pelo trabalho forçado e pela loucura de alguns. Não podemos também esquecer todos aqueles que ajudaram muitos a fugir deste genocídio.

Manter viva a memória do Holocausto e defender os valores de liberdade, de
igualdade, de respeito e de inclusão é fundamental para combater a intolerância, a xenofobia, o racismo e a discriminação e desenvolver uma cidadania ativa e responsável.

Convida-se a Comunidade Educativa a associar-se a esta homenagem, que culminará no dia 27 de janeiro, pelas 10h15m no Polivalente da Escola Secundária de Seia, na EB de Tourais Paranhos e na EB Dr. Abranches Ferrão. Os docentes deverão acompanhar as suas turmas.

Ao longo da semana, os docentes poderão requisitar livros e filmes alusivos à temática, nas bibliotecas do agrupamento e explorar na sala de aula com os alunos.

A História é memória e o presente relembra para não esquecer!

 

 

atividades