20231030 selos qualidade
espaco 150talher4 envelope  lupa
 Semana do Voluntariado… ao encontro de uma escola promotora de valores

O Agrupamento de Escolas de Seia irá organizar, na semana de 27 a 30 de março de 2023, um conjunto de atividades dedicadas à promoção do Voluntariado.
Tendo em conta os referenciais curriculares em vigor, podemos dizer que o grande objetivo do sistema educativo é preparar cidadãos com uma sólida formação integral, isto é, pessoal, social e científica, que desenvolvam as aprendizagens necessárias para um bom desempenho profissional e pessoal, com autonomia e espírito crítico, com vista à integração numa sociedade em constante mudança. Para tal, além da defesa dos valores do “saber”, do “fazer” e do “saber fazer”, a preocupação com o “ser” é, no fundo, o grande valor que rege toda a ação educativa e, como tal, também está patente na missão do Agrupamento de Escolas de Seia.

O voluntariado é um ato de cidadania que se traduz num conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

A sociedade enfrenta atualmente novos desafios, decorrentes de uma globalização e desenvolvimento tecnológico em aceleração, tendo a escola de preparar os alunos para serem cidadãos ativos e participativos. É, pois, necessário aumentar a consciência da importância de aprender a viver em comum, consciencializando-os para a responsabilidade de cuidar do planeta, denunciar situações de injustiça e falta de respeito pelos direitos humanos, incentivando e trabalhando para fortalecer as comunidades.

São objetivos desta semana: - Promover o voluntariado nas diferentes IPSS do concelho; - Dar a conhecer projetos e procedimentos acerca do voluntariado; - Sensibilizar para a ética do cuidado.

Nesta semana serão dinamizadas várias atividades que irão envolver participação das IPSS de Seia, dos clubes de Teatro e do UBUNTU, da nossa Biblioteca Escolar, do CISE, entre outras.

Desejamos que seja um encontro de verdadeira partilha de experiências e promotor dos valores da solidariedade e do voluntariado.

cartaz 800

programa1

programa2