1ª Edição da Academia Júnior STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics)
O Agrupamento de Escolas de Seia participou na 1ª Edição da Academia Júnior STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) promovida pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã, envolvendo nove alunos/as do Ensino Secundário dos cursos de Ciências e Tecnologias e de Artes, dois do 11º ano, turma A, e sete do 12º ano, turmas A, C e F. Estiveram, também, 16 professores das disciplinas de Matemática, Biologia e Geologia, Física e Química A, Física, Química, Biologia, Aplicações Informáticas A, Desenho A, Oficina de Artes e Oficina do Design, e dos respetivos Diretores de Turma.
As atividades decorreram às sextas-feiras nas instalações das Faculdades STEAM da UBI (Artes e Letras, Ciências, Engenharia e Ciências da Saúde), das 14:30 às 17:30 Horas, desde 28 de outubro de 2022 até 25 de março de 2023. Todas as semanas os nove alunos foram acompanhados por dois professores. A participação neste projeto só foi possível com a colaboração da Câmara Municipal de Seia que assegurou o transporte.
Durante os cinco meses de projeto, todos os alunos assistiram a cinco palestas e cada um participou em cinco projetos. Foram propostos 42 projetos, tendo, no total, os alunos participado em 25 no âmbito das diversas áreas STEAM. No final, dia 25 de março de 2023 foi proporcionado aos alunos participantes uma visita ao Museu e jardins da Fundação de Serralves, no Porto.
Ao terminar este projeto é com satisfação e orgulho no contributo que demos aos alunos participantes, que sempre souberam representar o nome da Escola Secundária de Seia e do Agrupamento. Estes alunos foram incríveis, superam todas as expectativas, com a ajuda e motivação de professores, que sempre os acompanharam, concretizaram um projeto que no início parecia ser difícil de alcançar, mas neste momento Todos estamos de Parabéns, pois todos os alunos que iniciaram chegaram ao fim.
Através do trabalho colaborativo, valorizando a disponibilidade de cada professor, foi possível proporcionar aos alunos envolvidos uma experiência tão enriquecedora que dificilmente irão esquecer, não só elas atividades e projetos realizados mas sobretudo pelo convívio e das amizades que estabeleceram com alunos de outras escolas.
Esperamos que este contributo sirva para motivar outros alunos e professores em projetos futuros!