Visita de Estudo a Lisboa e Mafra
– Um Encontro com a História, a Literatura e a Cultura –
Nos dias 3 e 4 de abril, um grupo de 42 alunos das turmas A, B, C e D do 12.º ano, do Agrupamento de Escolas de Seia, Escola Secundária de Seia, acompanhados por três professores, participou numa enriquecedora visita de estudo a Lisboa e Mafra, no âmbito das disciplinas de Economia C, Educação Física e Português. Esta experiência teve como objetivo proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa, através do contacto direto com locais de grande relevância histórica, cultural e literária.
Na manhã do dia 3, iniciámos a visita com a descoberta do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Este monumento emblemático, classificado como Património Mundial pela UNESCO, revelou-se um verdadeiro tesouro do estilo manuelino. Para além da sua grandiosidade arquitetónica, o mosteiro permitiu uma viagem no tempo até à época dos Descobrimentos, um momento marcante da nossa história, estreitamente ligado à expansão económica e à afirmação de Portugal no mundo.
Durante a tarde, o grupo embarcou num passeio literário dedicado a Fernando Pessoa, figura incontornável da literatura portuguesa. Com a orientação de guias excecionais, percorremos os lugares lisboetas associados à vida e obra do poeta e dos seus heterónimos. Este percurso, mais do que uma simples visita, foi um mergulho na essência da poesia e do pensamento pessoano, proporcionando momentos de reflexão e de verdadeiro encantamento.
O segundo dia da visita, 4 de abril, ficou marcado por um intenso dia de chuva, que, no entanto, não diminuiu o entusiasmo dos participantes. A manhã foi dedicada à visita guiada ao imponente Convento de Mafra, cuja história está intimamente ligada ao romance Memorial do Convento, de José Saramago. A visita permitiu uma compreensão mais profunda da obra literária, abordando temas como as difíceis condições de construção do convento, o esforço sobre-humano dos trabalhadores, o casamento real entre D. João V e D. Maria Ana de Áustria, e a emocionante história de amor entre Baltasar e Blimunda. Também foi possível refletir sobre a simbólica construção da passarola, máquina voadora movida pela vontade humana, que representa o sonho, a liberdade e a resistência à opressão.
Em todas as atividades, foi notório o interesse, o entusiasmo e a participação ativa dos alunos. Esta visita de estudo foi, sem dúvida, uma oportunidade ímpar de aprendizagem e de vivência cultural, que aliou o saber académico à experiência sensorial e emocional, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Mais do que uma simples deslocação, esta visita foi um convite à reflexão sobre o passado, a literatura e o papel do ser humano na construção do seu próprio destino. Através da História, da Arte e das Palavras, descobrimos que aprender também se faz fora das paredes da sala de aula — e que há experiências que nos marcam para sempre.
Os Professores
Fátima Sousa
Luís Caetano
Manuela Silva


