20231030 selos qualidade
espaco 150talher4 envelope  lupa

Visita de Estudo

Museu dos Coches / QUAKE - Centro de Intrepretação de terramotos de Lisboa

No dia 6 de março, os alunos do 6.º ano das escolas E.B.Tourais/Paranhos e E.B. Dr. Abranches Ferrão realizaram uma visita de estudo a Lisboa, ao Museu Nacional dos Coches e ao Quake – Centro de Interpretação do Terramoto de Lisboa.

Esta atividade, organizada pelas docentes de História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo, proporcionou aos alunos a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o património associado à monarquia e sobre o impacto do Terramoto de Lisboa de 1755.

No Museu Nacional dos Coches, os alunos participaram num peddy-paper que lhes permitiu explorar e conhecer melhor os coches reais, observando a sua decoração, características, evolução ao longo do tempo e a utilização de novos materiais na sua construção.

Já no Quake – Centro de Interpretação do Terramoto de Lisboa, através de um percurso imersivo, os alunos puderam vivenciar o ambiente da época, experienciando os efeitos do Terramoto de Lisboa de 1755 — o sismo, os incêndios e o tsunami — e compreender o impacto da destruição da cidade, bem como o processo de reorganização e reconstrução da Baixa Pombalina.

Esta visita proporcionou momentos de aprendizagem e consolidação de conhecimentos de forma dinâmica, interativa, envolvente e contextualizada, promovendo o interesse pela História e pelo património cultural, a qual foi muito do agrado dos alunos.  

Mariette Amaral